2019 October - 15, 16 and 17
APRESENTAÇÃO
Os Seminários Histórias de Roteiristas tiveram inicio em 2009, época em que a abordagem acerca do tema restringia-se às esferas cinematográfica, teledramatúrgica, publicitária (filmes comerciais e institucionais), das HQs e peças sonoras, etc.
Em paralelo, nesse mesmo período, autores-roteiristas brasileiros já se inquietavam, mobilizando-se em torno da organização profissional e posicionamento da categoria, visando à ampliação dos espaços laborais e criativos e ao reconhecimento da importância do apoio ao desenvolvimento de roteiros, atividade fundamental que deve preceder o próprio financiamento das produções.
Tal posicionamento da classe de roteiristas coincidiu com a nossa percepção, enquanto representantes da Academia, da considerável relevância do papel ocupado pelo roteiro no processo de produção audiovisual, e em outros diferentes âmbitos, sobretudo considerando-se advento. Expansão das plataformas de produção e distribuição de conteúdos.
Da necessidade de assunção da valorização e ocupação de espaços pelos profissionais que discutem e lidam com roteiro em suas diferentes esferas, resultou nossa aproximação da AC (Autores de cinema) e AR (Associação dos roteiristas), garantindo uma interlocução entre os universos profissional e acadêmico, o que se mostra essencial às perspectivas de um mercado em constante atualização.
Hoje, a Associação brasileira de autores roteiristas (ABRA) - fruto da fusão entre AC e AR - tem uma história conosco, sendo presença constante em todas as edições dos Seminários, desde 2009. Motivo de comemoração!
Esses dez anos marcam a série histórica na área acadêmica, que aborda o audiovisual sob o eixo do roteiro, dos roteiristas e de todos os assuntos que orbitam em torno desse pivô.
Nesse percurso, testemunhamos as mudanças do status da criação do roteiro, da valorização dos roteiristas como profissionais do audiovisual e das investigações acadêmicas, com produção de dissertações, teses, livros, sites, redes e o próprio Seminário Histórias de Roteiristas.
Essa gradativa importância assumida pelo roteiro remete ao nosso tema inaugural, o primeiro Seminário Histórias de Roteiristas, que vislumbrava o roteiro como "Novo paradigma audiovisual". Nossas apostas, felizmente, foram assertivas. Hoje podemos afirmar que a contemporaneidade é marcada pela “cultura do roteiro”, que abrange os universos do conhecimento, da curiosidade, das discussões e troca de materiais: uma cultura própria e relevante, entre seus actantes, e com poder de difusão e influencia para além de seu contexto gerador.
Em 2019, comemoramos dez anos de trabalho, marcados pelas histórias daqueles que escrevem histórias, e que estão corroborando a importância no Brasil, e no mundo. Afinal, narrativas não se pode restringir narrativas por fronteiras.
Nesse evento contaremos com convidados nacionais e internacionais, novos parceiros e aqueles de longa data. Teremos, enquanto amplo corpo de discussão, a oportunidade de mostrar o que fazemos, trocar e produzir conhecimentos.
O tema de 2019, não por acaso, num universo de amplas possibilidades, é "Roteiro-X", que propõe a discussão acerca das múltiplas definições possíveis e cabíveis ao universo narrativo do contar historias.
Mas o que são os Roteiros-X?
Contamos com você para definir e escrever nossa historia.
E ela começa exatamente clicando aqui
Sejam muito bem vindos!
E um Viva a todos que se interessam pelo X do roteiro.