Sessões
Vivências e Experiências
16/10/2019
THE X-PEOPLE
Onde de começa o hoje.
Bate papo com roteiristas das histórias de roteiristas
e
Homenagens
PAULA KIM
Paula Kim nasceu e cresceu em São Paulo. Formada em Audiovisual pela USP, se especializou em roteiro e em cinematografia. Aos 17 anos ganhou o prêmio de audiência no Festival Mundial do Minuto com o curta animado “Sexo Explícito”. Em 2007, foi aprovada no curso de MFA da K-Arts na Coréia do Sul, onde dirigiu “Chu Mar”, “26, Best Korean Girl” e “Gonnyon’s First Drive”. Com os dois primeiros, foi para festivais renomados, como PalmSprings ShortFest, Expresion en Corto, Festroia, Asian American International Film Festival, entre outros.
Atualmente capta recursos para “Diário de Viagem”, seu longa metragem de estréia, finalista do BoliviaLab, selecionado pelo Edital de Desenvolvimento de Projetos do Ecine e para o Edital de Doctoring da SpCine. O Diário de Viagem inaugurou a participação nacional no ACE MUNDUS, foi o único longa até hoje a ser convidado para o Atelier do Cinéfondation (Festival de Cannes), participou do Workshop de Design de Audiência (BRLab + Torino Film Lab), da Clínica de Projetos do Festival de Brasília e do Encuentro de Productores do Festival de Cartagena.
Paula criou o www.sobrenossavisaodistorcida.com(.br) e dirige o quadro #NossoDiário, no canal da influenciadora mirim Valentina Schulz.
Participou (como ela mesma) de peças publicitárias, como a campanha global #DifferenceMaker, da marca Clinique e da campanha em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres #MinhaDorImporta, da Buscofem. Também falou sobre o embranquecimento e falta de representatividade na mídia para o canal do Dr. Drauzio Varella.
MATHEUS COLEN
Onze anos de experiência em televisão, atuando como produtor executivo e roteirista. Hoje em dia, estou liderando minha própria empresa: a Origina Conteúdo.
Atuei com criação e desenvolvimento de conteúdo original para TV e Internet na FORMATA, uma empresa de produção independente. Antes disso, fui coordenador geral de uma televisão universitária chamada TV Unisa, que tem 20.000 alunos na plataforma de ensino à distância. Na TV Unisa, produzimos e entregamos conteúdo educacional através da internet e do satélite. Fui membro da Diretoria Executiva do Canal Universitário de São Paulo (CNU).
No SBT trabalhei como coordenador de produção e pós produção para os programas de televisão, Programa Raul Gil, Festival SBT 30 Anos e Fofocalizando. Em todos esses projetos eu atuei também como roteirista.
Hoje em dia, estou liderando minha própria empresa de produção. Origina Conteúdo concentra-se na representação de criadores de conteúdo dentro do mercado audiovisual por meio da Agência Origina e na produção de documentários.
Além disso, fazemos o desenvolvimento criativo e planejamento pré-produção para projetos audiovisuais. Podemos criar e escrever projetos para programas de TV que usam a Internet como outra forma de impactar a audiência, incluindo redes sociais, sites, jogos, blogs e vlogs.
Veja mais: http://www.originaconteudo.com.br
IMDB: https://www.imdb.com/name/nm9934463/
Fonte: https://www.linkedin.com/in/matheuscolen/?locale=pt_BR
Atuo como roteirista e produtor executivo de TV há 12 anos. Passagens por BAND, SBT e produtoras independentes no departamento de roteiro e desenvolvimento de projetos com trabalhos exibidos no Multishow, Canal Sony, SBT, Disney Channel e NETFLIX. Auxilio produtores a formatarem seus projetos com as consultorias em produção executiva e roteiro. (Fonte: site Origina)
RUBENS REWALD
Rubens Rewald é professor Doutor da ECA/USP na área de Dramaturgia Audiovisual, escreveu e dirigiu os longa-metragens exibidos comercialmente Super Nada, Prêmio de Melhor Ator no Festival de Gramado 2012, Prêmio Especial do Juri e de Melhor filme na Mostra Novos Rumos no Festival do Rio 2012, Prêmio FIESP de Melhor Direção e Melhor Ator Coadjuvante, selecionado para vários festivais, como Amiéns, Mar del Plata, Chicago, Pune-India, Montevideo) e Corpo, em 2007 (selecionado para vários festivais, como Montreal, Palm Springs, India, Rio, São Paulo, Tiradentes, Prêmio de Melhor Filme Estrangeiro no Festival de Los Angeles). Dirigiu também o documentário de longa-metragem Esperando Telê, em 2009 (Festival do Rio, Tiradentes, Cinefoot), os documentários para a TV Rainha Hortência & Magic Paula, em 2014 e 800M, em 2016, além dos curtas Cânticos, em 1991 e Mutante, em 2002 (Festival Internacional de Clermont-Ferrand, Prêmio de Melhor Curta na Jornada da Bahia). Escreveu o roteiro do filme Hoje, de Tata Amaral, Prêmio de Melhor Filme, Direção e Roteiro no Festival de Brasília em 2011 e do documentário Todas as Manhãs do Mundo, em 2016. Em Teatro, escreveu várias peças encenadas, como O Rei de Copas (Prêmio APCA 94), A Banda (Prêmio Apetesp 96), Umbigo (Prêmio Funarte de Dramaturgia 2001), Bruxas, Bruxas… e mais bruxas! (Prêmio APCA 12), entre outras. Lançou o livro Caos/Dramaturgia (05), pela Editora Perspectiva.
fonte: b_arco: https://barco.art.br/people/rubens-rewald
No momento está finalizando o documentário "Deixa Que Digam" (2019), que narra as trajetórias marcantes da vida de Jair Rodrigues